EthosO Instituto Ethos em conjunto da Controladoria-Geral da União (CGU) criaram a Empresa Pró-Ética ou Cadastro Nacional de Empresas Comprometidas com a Ética e a Integridade.

O objetivo desta iniciativa e avaliar e divulgar as companhias voluntariamente engajadas na construção de um ambiente de integridade e confiança nas relações comerciais, inclusive nas que envolvem o setor público.

Diria que muitas empresas precisam passar por esta avaliação. Hoje no Brasil, passamos por uma crise de identidade com a integridade e a Ética, não quero defender ou atacar um ou outro partido político, é uma questão geral que inclui cada cidadão. Precisamos rever nossos conceitos de ética e integridade, todos.

Na semana passada mesmo, uma carta aberta de um americano à um jornal foi compartilhado milhares de vezes nas redes sociais  e o ponto chave nesta carta é a cultura brasileira nem um pouco preocupada com a Ética.

Bom, mas voltando a iniciativa, através do site www.cgu.gov.br/proetica você pode não só saber mais sobre esta iniciativa como ver as empresas que já foram aprovadas em 2015. Entre elas estão a Elektro, Siemens, EY. Dê uma olhada!