A SOS Mata Atlântica é uma é uma entidade privada sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência e têm vários projetos em andamento para conseguir este propósito.

Alguns projetos são os seguintes:

A Mata Atlântica é Aqui

SOS Mata 01

Um projeto que tem como objetivo estimular de forma divertida, o interesse de crianças e adultos em adotar atitudes sustentáveis e destacar a importância da natureza para a qualidade de vida.

Percorre diversas cidades da Mata Atlântica no país com atrações e jogos ligados à educação para a sustentabilidade, assim como atrações culturais que são realizadas em um caminhão adaptado e serve de palco.

Centro de Experimentos Florestais

SOS Mata 02

As atividades do Centro mostram que conservar os recursos naturais e restaurar os ecossistemas da Mata Atlântica é algo possível, e contam com a participação de um amplo corpo de funcionários, como engenheiros florestais, biólogos, educadores e viveiristas. Lá funciona um viveiro com capacidade de produzir 750 mil mudas de 110 espécies nativas da Mata Atlântica por ano, que são implantadas em projetos na região e dentro da própria fazenda.

 Clickarvore

SOS Mata 03

Projeto que promove a recuperação da floresta com a participação direta dos cidadãos pela internet.

Florestas do Futuro

SOS Mata 04

O Programa Florestas do Futuro reúne a sociedade civil organizada, a iniciativa privada, proprietários de terras e o poder público em um programa participativo de restauração florestal.

Entre no site da organização e veja outros projetos como Observatório Parlamentar Socioambiental, Planos Municipais de Mata Atlântica, Plataforma Ambiental, Programa de Incentivo às RPPNs da Mata Atlântica, Rede das Águas, UCs municipais e Viva a Mata.