Nesta semana, eu e um grupo de cidadãos interessados em conhecer mais sobre projetos de sustentabilidade e meio ambiente realizamos uma visita monitorada à sede da Fundação SOS Mata Atlântica, conhecida como Casa Aberta SOS Mata Atlântica.

Foi uma visita muito interessante, além de conhecer os departamentos e pessoas que trabalham na fundação, conhecemos um pouco dos projetos levados pela mesma.

A Relações Públicas Vânia (direita) e Areta - coordenadora do projeto Restauração florestal

Projetos

Dentre os projetos apresentados estão o Rede das Águas no qual grupo de voluntários realizam coletas e análises de águas ribeiras enviando os resultados para a fundação que faz o agrupamento das informações e trabalha na luta pelas melhorias do desvios encontrados. Agradeço ao Vinicius pelas explicações.

A coleta é realizada com ajuda de um kit distribuido pela fundação. Mais informações em http://www.rededasaguas.org.br/

Outro projeto é o Click Árvore que completará 10 anos em 2010 e já colaborou para o plantio de cerca de 23 milhões de mudas em 10 estados brasileiros. Agradeço à Areta pelas informações.

Leia mais sobre o projeto em http://www.clickarvore.com.br/

Também vimos sobre o projeto Mata Atlântica vai à Escola que visa sensibilizar, capacitar e mobilizar professores e alunos do ensino fundamental da rede de ensino pública e privada. Agradeço à atenção de Beatriz Siqueira.

Mais informações sobre o projeto em http://mave.sosma.org.br/

Enfim, vários assuntos foram discutidos e durante o tour pela fundação pudemos conhecer sobre a estrutura que a mantém como o setor de captação de recursos para os projetos que foi apresentado pelo Thiago.

Parte do grupo durante Tour pela Fundação SOS Mata Atlântica

Gostaria de agradecer em especial à Vânia que nos recepcionou e acompanhou durante toda visitação.

A todos os colaboradores e voluntários do SOS Mata Atlântica, muito obrigado! O trabalho de vocês é muito nobre e faz toda diferença.